Novelas e Séries

Terra Nostra

Segunda-Feira, 15
Capítulo 40
Inês pede a Paola que volte para a fazenda deles para ajudá-los. Paola se recusa por causa de Francesco. Augusto diz a Gumercindo que vai ressarci-lo e diz que esse assunto ele deverá tratar com Angélica. Bartolo diz a leonora que eles vão voltar para a Itália. Leonora não acredita, acha que está sonhando. Antenor conta a Tiziu que está morando com Naná. José Alceu diz que se Antenor voltar para a casa de Naná, ele vai embora. Padre Olavo e Gumercindo conversam sobre o batizado do filho de Rosana. Padre Olavo diz a Gumercindo que ele deve batizar logo o neto senão, além de um filho, terá um neto pagão. Padre Olavo estava se referindo ao filho de Gumercindo com Naná. O filho de Juliana pega sarampo e apavora todos daquela casa. Antenor volta para a casa de Naná. Ele não se conforma de José Alceu não o aceitar em casa. Enfim, o neto de Gumercindo é batizado na colônia. Na hora do batizado, Angélica começa a ter os primeiros sintomas do parto. Vai para casa com Augusto e logo chega Leonora e Maria do Socorro para ajudá-la no parto. Gumercindo diz a Bartolo que agora não tem condições mas que irá ajudá-lo a comprar as terras em Jundiaí. Paola vai almoçar com Francesco. Os dois conversam bastante e praticamente se dizem apaixonados um pelo outro. Paola o convida para tomar um café em sua casa.
Marco Antonio diz a Juliana que desconfia de seu pai estar tendo um caso com Paola. Juliana diz ser impossível. Finalmente Angélica dá a luz à criança. A maior expectativa não era com o nascimento e sim com o sexo do bebê. Augusto está agoniado com a espera. Angélica pede para ele ser o primeiro a entrar no quarto. Augusto fica encantado com a filha. Todos ficam preocupados por a criança ter nascido fora do tempo e ser muito pequena. Gumercindo reluta, mas acaba cedendo e vai ver sua neta. Diz a Angélica que não vai pegá-la no colo por ser muito pequena, mas que ela crescerá e será valente como a mãe. Angélica se emociona depois de o pai dizer que a ama. Augusto fica o tempo todo com Angélica.

Terça-Feira, 16
Capítulo 41
Gumercindo acaba aceitando com carinho a filha de Angélica, ela fica feliz com sua filha no quarto. Antenor diz a Naná que José Alceu não o aceita, ela diz que ele não é igual à mãe que o aceitou, Antenor diz que tudo que fez com o povo dela foi porque ele era mandado a fazer e que carrega o remorso em sua vida por ter sido o que foi. Passam-se alguns meses, Mariana diz para Juliana que Janete não esclarece quando volta pelas suas cartas. Francesco brinca com seu neto. Rosana chama atenção da mãe para não ficar com a filha de Angélica no colo, ela diz que a mãe não estava e que ela o pegou porque estava chorando. Maria do Socorro não gosta muito da Angélica estar cuidando das fazendas, para ela pensar um pouco mais na filha, mas ela diz que continuará a cuidar do que é dela.Angélica diz ao pai que todos estão a respeitando e que falou com Anacleto que mandará embora aquele que não colaborar, inclusive ele, Gumercindo gostou da atitude da filha e ela também diz que já tem comprador pra casa da capital, o pai diz que tem que esperar pelo Augusto, mas ela diz que já se decidiu a vendê-la. Angélica aconselha o pai a vender o café, ele diz que perderá muito dinheiro se vender agora, ela o aconselha a não estocar o café, ele decide ir pra Santos, ela sugere que vá junto para aprender a comercializar o café, Matheu a apoia. Matheu fica indignado quando lembra da história de que estão enganando Juliana, com um filho que não é dela. Marco Antonio pergunta ao pai se escreveu para Janete para dizer sobre a gravidez de Juliana, ele diz que não e que por ele ela nem voltava. Marco Antonio não gosta das atitudes do pai e está desconfiado que está de romance com Paola. Francesco fica recordando do dia que passa com Paola. Paola conta aos pais que está apaixonada, eles ficam contentes, mas quando ela diz que é um homem casado, ficam indignados. Anacleto quer saber quem é, Paola não diz; ele diz a ela que ela vai voltar pra fazenda com eles, Paola não gosta. Juliana quer a qualquer custo que Matheu conheça o filho, pede a Damião que vá procurá-lo, ele recusa-se por estar traindo o patrão; depois ele pede para Tiziu que diz que tem escola e ele fala pra ela ter paciência e Tiziu revela que Matheu esteve lá na frente da casa por várias vezes, Juliana fica feliz em saber da novidade. Damião tenta arrancar de Tiziu o que Juliana queria, ele nada conta, mas acaba deduzindo o que era e diz para Tiziu que vai mandá-lo para Santos, para a casa da Naná, ele fica triste. Mariana diz a Juliana que nunca Marco Antonio e pai se deram tão bem, que foi graças a ela que Marco Antonio melhorou sua vida. Mariana e Luiza almoçam com Juliana, após relutarem por causa das regras da casa, Juliana exige que almocem juntas. Marco Antonio vai ao restaurante almoçar e flagra seu pai entrando com Paola, ela revela a Francesco que contou aos pais que é uma mulher apaixonada, ele fica encantando.

Quarta-Feira, 17
Capítulo 42
Anacleto fica feliz porque agora Paola poderá se casar de verdade. Paola lhe diz que não, porque o homem por quem está apaixonada já é casado. Juliana pede a Tiziu que vá atrás de Matheu. Paola diz a Francesco que está apaixonada. Francesco lhe diz que essa paixão é impossível. Paola diz que não é tão impossível assim. Marco Antonio vê os dois no restaurante. Francesco cobra de Augusto a dívida que seu pai avalizou. Augusto diz a Francesco que Altino só avalizou a dívida do amigo porque já não estava mais em seu perfeito juízo. Francesco quer receber a dívida. Augusto lhe diz então que só poderá pagar em café. Francesco aceita e Marco Antonio estranha o acordo. Francesco lhe diz não foi um mau negócio. Marco Antonio diz a Juliana que Francesco está vendo outra mulher. Juliana lhe diz que não escreva a Janete, pois irá embora se Janete voltar. Augusto visita Paola. Gumercindo não quer que Matheu vá em seu lugar a Santos. Matheu lhe diz que, assim que Gumercindo voltar de Santos, irá a São Paulo para ver a criança de Juliana. Matheu quer contar a Juliana que o filho não é o dela. Matheu e Gumercindo discutem, e Gumercindo diz que Matheu pode ir embora, se quiser, mas que nunca mais verá nem a mulher nem o filho, e sairá da fazenda como veio. Matheu vai ao quarto de Rosana e se despede. Rosana se desespera e não quer deixar que Matheu vá embora. Matheu vai embora. Matheu vai à casa de Bartolo se despedir. Bartolo lhe dá dinheiro. Maria do Socorro se desespera porque Rosana só pensa em morrer. Gumercindo chama Bartolo para conversar. Damião conversa com Juliana e lhe repreende por ter pedido a Tiziu que fosse atrás de Matheu. Juliana se irrita e diz que Tiziu não precisa mais ir. Gumercindo leva Bartolo até a venda de Batista e quer que Bartolo seja seu braço direito na fazenda, ocupando o lugar que era de Matheu. Bartolo diz que Gumercindo não pagou o que devia a Matheu, e que ele não quer trabalhar mais com café, muito menos com Gumercindo. Ele quer plantar sua uva.

Quinta-Feira, 18
Capítulo 43
Augusto paga em café, a dívida que o pai fez com Francesco. Matheu resolve ir embora da casa de Gumercindo. Gumercindo diz que ele só vai se for de mãos abanando, sem mulher, sem filho e sem herança, somente com a roupa do corpo, como ele chegou. Matheu vai falar com Rosana a respeito de sua decisão. Rosana se desespera e chora muito. Matheu vai falar com Bartolo. Conta toda a história e lhe diz que está sem dinheiro.  Bartolo lhe empresta o que pode. Bartolo vai falar com Gumercindo e diz que não lhe interessa mais trabalhar na fazenda agora que Matheu foi embora. Matheu pega o trem para São Paulo. Vai atrás de Juliana. Rosana desiste de cuidar de seu filho e só pensa em morrer. Maria do Socorro fica desesperada. Mariana e Juliana conversam e comentam sobre o “milagre” do seu Francesco e Marco Antonio terem achado a criança. Marco Antonio vai falar com Paola. Começa a fazer suposições sobre um possível envolvimento dela com Francesco. Paola não gosta muito da conversa, diz que é apenas uma amizade e que Francesco é muito generoso. Gumercindo vai falar com Rosana, mas não adianta nada. Juliana, Francesco e Marco Antonio conversam sobre a casa nova e sobre o filho que Juliana está esperando. Francesco passa um tempo se lembrando dos bons momentos que passou com Paola. Matheu finalmente encontra Juliana. Ele conta a ela que deixou mulher e filho para vir atrás de seu amor. Juliana diz que estava esperando por ele. Matheu pede para que ela fuja com ele. Juliana aceita, mas quer levar o filho deles. Matheu conta a Juliana que os Marianos a enganaram, que o filho não é dela. Juliana fica muito triste e resolve fugir com Matheu e largar a criança lá. Angélica diz a Maria do Socorro que Rosana se enganou ao achar que ia segurar o Matheu pela vida toda por causa daquela criança. Bartolo quer ir embora logo. Leonora diz que não vai deixar a família de Gumercindo nessa situação complicada. Mariana está desconfiada de que Juliana fugiu mesmo.

Sexta-Feira, 19
Capítulo 44
Gumercindo conversa com Rosana e pergunta a ela se está ciente de que Matheu não vai mais voltar. Rosana diz que ele irá voltar sim e que se ele não voltar, ela se mata. Matheu vai à casa de Francesco no meio da noite, Juliana aparece na janela e eles acabam fugindo. Matheu conta a ela que o filho que ela está cuidando, não é o filho dele, que a família está enganando-a para que ela não vá embora. Juliana está grávida de Marco Antonio mas Matheu diz que não faz diferença pois ele a ama muito. Mariana ao acordar, percebe que Juliana não está em casa e fica desesperada. Mariana telefona na Casa Bancária e fala com Marco Antonio. Marco Antonio não acredita que ela tenha fugido, acha apenas que ela foi visitar a casa nova. Ao chegar em casa, Marco Antonio e Francesco começam a achar tudo realmente estranho. Marco Antonio sai para procurá-la. Mariana vai olhar o guarda-roupas dela, e percebe que lhe faltam alguns vestidos. Maria do Socorro tenta animar Rosana mas ela insiste em dizer que vai se matar. Augusto chega de viagem e fica sabendo sobre Matheu e Rosana. Rosana continua se recusando a comer. Angélica discute com Rosana e proíbe Leonora de levar refeições para ela no quarto. Gumercindo se sente culpado por a filha estar nessa situação. Augusto conta a Gumercindo que perdeu todo o café do pai que estava em Santos, para honrar uma dívida que o pai fez ao autorizar um empréstimo a um amigo. Matheu e Juliana encontram uma pensão onde se alojam e fazem uma refeição por estarem famintos e cansados de terem andado o dia todo. Francesco e Marco Antonio decidem ir à delegacia. No meio do caminho, Damião acha melhor eles voltarem pois ele tem algo a lhes falar. Damião chama Tiziu que conta aos patrões que Juliana tinha mandado ele voltar a fazenda de Gumercindo para pedir a Matheu que venha conhecer seu filho. Disse também que viu Matheu rondando a casa de Francesco. Marco Antonio não se conforma e diz que vai matar Matheu. Juliana diz que sente saudades da criança que se passava por seu filho. Leonora diz a Bartolo que sente muita pena da criança, pois Rosana não quer cuidar dela e dona Maria do Socorro não a deixa cuidar da criança. Conta também que Rosana quer se matar se Matheu não voltar. Bartolo diz que pretende ir embora da fazenda antes que isso ocorra.

Sábado, 20
Capítulo 45
Tiziu conta a Francesco e Marco Antonio ter visto Matheo rondando a casa antes de Juliana fugir. Rosana não quer cuidar do filho, e a criança não para de berrar. Gumercindo se irrita com o choro do bebê e manda Maria do Socorro cuidar da criança. Ao mesmo tempo Angélica também resolve se levantar e cuidar do bebê. No quarto de Rosana, Maria do Socorro diz que se Rosana não cuidar do filho, pedirá a Gumercindo que o leve embora. Rosana se assusta e pergunta à mãe se ela faria isso mesmo. Maria do Socorro confirma. Marco Antonio resolve ir até a fazenda de Gumercindo procurar Juliana. Está certo de que ela está lá com Matheo. Damião diz a Tiziu que não fique com a consciência pesada por ter contado a Francesco que Matheo esteve rondando a casa. Tiziu diz que gostaria de descobrir uma maneira de ajudar Matheo e Juliana. Mariana diz a Francesco que Juliana pode ter descoberto que a criança não era seu filho verdadeiro, e por isso saído de casa. Francesco se surpreende por Mariana saber a verdade e Marco Antonio lhe diz que contou a Mariana. Matheo sai à procura de trabalho. Rosana finalmente dá a mamadeira ao filho. Janete chega de viagem sem ter avisado. Todos na casa se surpreendem. Janete pede a Mariana que conte as novidades. Mariana conta que Juliana fugiu da casa, e que está grávida. Janete se assusta com as notícias. Francesco e Marco Antonio chegam à fazenda de Gumercindo. Marco Antonio diz a Gumercindo que sabe que Juliana está lá. Gumercindo diz a Marco Antonio que este está redondamente enganado, pois Matheo também foi embora da fazenda, e que já imaginava que Juliana houvesse fugido também. Rosana vai até a sala conhecer Francesco e Marco Antonio. Gumercindo pede que saia, mas Rosana diz que o assunto lhe interessa e fica. Marco Antonio diz que vai matar Matheo e Juliana, depois diz que só falou porque está transtornado. Francesco e Marco Antonio perdem o horário do trem para São Paulo e têm que passar a noite na fazenda. Angélica diz que achou Marco Antonio um homem interessante, e que Juliana não deixou nenhuma porcaria para trás. Leonora diz que Matheo também não deixou nenhuma porcaria. Matheo não arruma emprego. Durante o jantar na casa de Gumercindo, Leonora cita uma frase de Matheo e constrange a todos. Francesco se diverte com a frase.

Copiar texto