Novelas e Séries

Terra Nostra

Segunda-Feira, 08
Capítulo 34
Rosana vai até a festa dos colonos junto com o pai e a mãe e observa Matheu dançar com Angélica. Matheu a chama para dançar, e ela se recusa. Ele chama sua atenção dizendo porque foi lá, e eles vão dançar. Matheu dança com Juliana, e Rosana fica com ciúmes. Todos vão embora. Maria do Socorro comenta com Gumercindo sobre Matheu ter dançado com Juliana, mas Gumercindo diz que não tem nada demais e que confia em Matheu. Angélica comenta com Juliana que nunca tinha dançado daquela maneira antes. Altino comenta com Juvenal um suposto acidente com pai de Paola, pois quer suas terras de volta. Rosana ameaça se matar caso Matheu a abandone. Ele comenta com Gumercindo, que fica preocupado, e este decide mandar Juliana embora.
Anacleto diz para Inês que Augusto devia morrer por ter deixado Paola. Inês chama-lhe atenção por falar que ele sabia que Augusto iria se casar com outra. Leonora chama atenção de Juliana para não estragar a vida de Matheu pois, se eles fugirem, Matheu perderá tudo que conquistou. Leonora fala que Juliana casou-se também e que só deixou o marido por causa do sumiço do filho. Juliana fica pensativa. Rosana fica aliviada com a partida de Juliana. Amadeo será o cocheiro que levará Gumercindo para a cidade, e Matheu fica chateado por saber que ele levará Juliana embora. Gumercindo a hospeda na casa de Angélica e nota que Augusto só ele chega tarde.  Gumercindo promete a Juliana que resolverá o problema do filho dela e que ela precisa ir com ele e enfrentar os Magliano. Angélica insinua que o marido de Juliana ainda gosta dela e que fará de tudo para ter ela e o filho de volta. Paola expulsa Augusto de sua casa e de sua vida. Ele fica indignado e diz que não vai ficar assim. Marco Antônio pergunta pra onde foi Juliana, mas Tiziu não sabe responder. Ele insinua que Antenor mate Matheu, mas Antenor diz que não faz esse tipo de serviço. Antenor também diz que Gumercindo não deixaria Matheu levar Juliana pra fazenda dele, sendo casado com uma filha dele. Maria do Socorro tenta conversar com Matheu só que ele desconversa e sai. Maria do Socorro percebe que ele ama Juliana. A Madre da Santa Casa fica contente por ter arrumado uma criança para Juliana. O ouvidor liga para Francesco, que vibra com a notícia. Francesco conta para Marco Antônio que conseguiu reaver o filho de Juliana e que eles iriam buscar. Marco Antônio fica surpreso por conseguirem o menino de volta e vibra ao perceber que Juliana poderá ficar com ele. Francesco vai buscar o menino, e a Madre pergunta por Juliana. Marco Antônio diz que eles estão autorizados a levar o menino, e Francesco se admira com a beleza do menino. Quando está só com o nenê, Francesco comenta que Juliana não desconfiará que o filho não é dela.

Terça-Feira, 09
Capítulo 35
Rosana diz a Matheu que se ele for embora, ela se mata e junto vai o filho que está dentro dela. Gumercindo e Juliana vão a São Paulo falar com Francesco. Francesco recebe um telefonema da Santa Casa, dizendo que encontraram o filho de Juliana. Francesco e Marco Antonio vão buscá-lo. Paola e Angélica se encontram na padaria. Conversam sobre Augusto. Gumercindo, Augusto, Angélica e Juliana conversam na casa de Angélica. Gumercindo e Juliana vão à casa de Francesco, sem saber que a criança já está lá. Juliana fica encantada quando vê seu filho. Gumercindo e Francesco conversam e armam para Juliana não ir embora, fazendo com que o casamento de seus respectivos filhos, não acabe. Juliana fica arrasada. Mariana pede perdão a Juliana. Juliana diz para ele esquecer toda essa história e que não quer ver nunca mais a dona Janete. Gumercindo volta para a fazenda sozinho. Chegando em casa, conta tudo o que aconteceu pra sua filha, esposa e genro. Diz também a Matheu que Juliana pediu que ele nunca mais a procurasse e que fosse muito feliz. Matheu fica muito triste com o que senhor Gumercindo diz e toma um porre de vinho. No jantar na fazenda, ele se mostra feliz e apaixonado por sua esposa. Marco Antônio vai batizar o filho de Juliana. Ele e seu pai resolvem colocar o nome de Francesco Magliano Neto. Senhor Francesco dá o banho da fortuna em seu neto. Bartolo e Batista conversam sobre Matheu. Bartolo diz que ele está feliz e está comemorando o fim da confusão da vida dele. Diz também que o senhor Gumercindo e a esposa também devem estar comemorando porque salvaram o casamento da filha. Matheu pergunta a Rosana se ele tivesse ido embora mesmo, se ela se mataria. Ela disse que sim. Juliana e Mariana conversam sobre a situação de Juliana na casa. Juliana quer sair de lá o mais rápido possível pois não agüenta mais dona Janete. Mariana diz que seu Marco Antônio está providenciando uma casa para eles dois.

Quarta-Feira, 10
Capítulo 36
Francesco entrega o filho para Juliana, que lhe diz não querer mais viver na casa. Gumercindo diz a Matheo que Juliana não quer mais vê-lo. Francesco diz a Paola que já existem muitas fábricas de macarrão em São Paulo. Francesco fala para Marco Antonio que não sabe se vai ajudar Paola com a fábrica. Angélica vai visitar Paola e é recebida por Inês e Anacleto. Juliana diz a Marco Antonio que não aguenta mais viver na mesma casa com Janete. Na fazenda de Gumercindo, Leonora faz alcachofras e todos se recusam a comer. Por fim, acabam gostando. Janete viaja para Paris. Juliana diz a Marco Antonio que agora terão paz. Gumercindo leva Maria do Socorro para passar algum tempo com Angélica em São Paulo. Altino vai à casa de Paola, achando que está na casa da esposa de seu filho. Paola vai até a casa de Angélica e pede a Augusto que vá buscar o pai em sua casa. Augusto vai e se surpreende com o estado do pai. Matheo diz a Bartolo que vai com ele ver as terras em Jundiaí. Marco Antonio fica preocupado com um cliente que ameaça se matar se não receber um empréstimo.
Matheo diz a Rosana que a acha bela. Rosana se emociona. Gumercindo e Maria do Socorro chegam à casa da filha Angélica e se constrangem com atitude de Altino. Matheo diz a Bartolo que vai ajudá-lo a comprar as terras para plantar uva. Augusto leva Altino ao médico. Gumercindo vai à casa de Paola e pergunta se Augusto tornou a procurá-la. Paola responde que sim, mas que não voltaram a dormir juntos. Gumercindo sai impressionado com Paola. Augusto diz a Angélica que o mal de seu pai não tem cura, e se preocupa com o futuro das fazendas. Francesco fica aborrecido por ter emprestado dinheiro ao amigo, e acha que nunca mais receberá o dinheiro. Augusto interna o pai em um asilo.

Quinta-Feira, 11
Capítulo 37
Juliana pede a Francesco que coloque Tiziu na escola. Ele acha que será difícil uma escola aceitar um menino negro. Marco Antônio encontra uma escola para Tiziu estudar. Para fazer matrícula, é necessário apresentar certidão de nascimento de Tiziu e todos constatam que o menino nunca foi registrado. Francesco providencia o registro de Tiziu, ele recebe o nome de Júlio Francisco Santana e é matriculado na escola. Damião e Tiziu ficam muito felizes. Paola vai visitar Angélica para saber notícias do Sr. Altino e fica conhecendo Maria do Socorro. Todos da família de Gumercindo estão ansiosos para saber como Augusto administrará suas fazendas, agora que o Sr. Altino está doente. Augusto vai falar com Anacleto, pensando em pedir-lhe que administre todas as suas fazendas, mas, diante da péssima recepção do siciliano, ele desiste da ideia. Anacleto aproveita a oportunidade para se demitir da fazenda de Augusto. Angélica e Augusto vão para a fazenda de Gumercindo. Angélica terá seu bebê na casa dos pais. Augusto pede ajuda a Gumercindo para cuidar de suas fazendas. Ele conta que esteve vasculhando as anotações de seu pai sobre a administração das fazendas, mas não conseguiu entender nada e diz não saber como pagará as despesas com empregados. Anacleto se diverte em pensar que Augusto não sabe cuidar das fazendas do pai e que, caso os empregados o roubem, ele nem perceberá. Na casa de Gumercindo, Augusto é menosprezado pelo sogro e por Matheu, por não saber cuidar de suas fazendas de café. Augusto pensa na hipótese de vender as fazendas, mas Angélica opõe-se prontamente. Ela demonstra conhecer e valorizar as fazendas produtoras de café. Gumercindo se prontifica a ir às fazendas de Augusto verificar que providências precisam tomadas. Gumercindo e Matheu constatam que as fazendas de Altino não estão sendo administradas com eficiência. Padre Olavo visita a fazenda de Gumercindo a fim de saber notícias do Sr. Altino, pois ouvira falar que ele está doente. Ele cobra de Maria do Socorro a promessa que Altino lhe fez, quando casou Angélica e Augusto, de doar sacas de café para sua igreja. Paola vai à Casa Bancária falar com Francesco. Eles almoçam juntos sob o pretexto de falar da fábrica de macarrão de Paola, mas há um clima romântico. Mais tarde, Francesco envia-lhe flores.

Sexta-Feira, 12
Capítulo 38
Rosana diz para Angélica que Matheu esteve muito ocupado com a colheita da fazenda de Gumercindo e de Augusto, e que mal ela conseguiu vê-lo. Gumercindo diz que venderá uma parte de seu café e aconselha Augusto fazer o mesmo, então Augusto pede a Gumercindo que venda seu café também, Gumercindo diz que isso ele resolve. Augusto reclama com Angélica da falta de dinheiro e Angélica o repreende por ele não confiar no pai dela. Augusto diz que não é isso, é que simplesmente ele tinha uma parte de toda a venda da colheita. Angélica diz para não se preocupar. Francesco compara rosas para Paola, conversam e Paola descobre que o nome da mulher dele é Janete e caminham pela rua. Francesco está todo satisfeito. Mariana comenta com Luiza que depois que Janete viajou, o senhor Francesco passa os domingos fora de casa e está mais feliz. Na colônia dos italianos na fazenda do Gumercindo, eles fazem festa para comemorar o trabalho. Amadeo pergunta para Matheu quando será o pagamento e Matheu não gosta da cobrança, mas Bartolo enfatiza que todos trabalharam bastante e que precisam receber o dinheiro, Matheu promete perguntar para Gumercindo sobre o dia do pagamento. Amadeo diz para Bartolo que não quer ser colono a vida inteira dele, que quer ir embora. Matheu busca Leonora na festa para ajudar no parto de Rosana, todos ficam aflitos. Rosana pergunta para mãe o sexo do bebê, nasce um menino, Maria do Socorro disse que Deus ouviu as preces dela, Rosana fica aliviada. Leonora chama Matheu e Gumercindo para ver Rosana, Leonora conta para Angélica que é menino, Angélica fica aliviada. Matheu fica contente em ver o filho e Gumercindo se emociona ao ficar só na sala, seu sonho foi realizado, um neto varão. Padre Olavo vai visitar a família e Angélica mostra um pouco de rancor por todos estarem babando pelo filho de Rosana e diz que espera que agora, ninguém cobre dela um neto varão, já que Rosana teve. Maria do Socorro se alegra em saber que Rosana já tem leite e comenta que Angélica mamou em uma escrava, Leonora se surpreende e Gumercindo confirma. Leonora diz que todos na colônia vibraram pelo filho de Rosana. Angélica está aflita e Rosana tenta consola-la dizendo que Gumercindo ficará feliz com dois netos correndo pela casa, Angélica diz que se for menina ficará abandonada. Francesco comenta que os barões do café plantam muito e deviam diversificar sua lavoura, Marco Antonio diz que leu uma reportagem dizendo exatamente isso e é essa causa do preço do café estar baixo, Juliana começa a falar da fazenda do Gumercindo e falar de Matheu quando desiste ao perceber que Marco Antonio não gostou, ela se retira e ele reclama com o pai sobre ela não ter esquecido o italiano, o pai o adverte para não sentir ciúmes pois pode perdê-la. Gumercindo e Augusto vão para cidade tentar vender o café, Angélica diz que Gumercindo tá preocupado em como pagar os trabalhadores, Maria do Socorro diz que ele irá mais contente por causa do neto. Augusto fica sabendo da morte do pai e Gumercindo o apoia para as providências do funeral. Anacleto e Inês vão visitar Paola e também estão na cidade para vender o café, Paola diz que Francesco pode ajudar. Inês está desconfiada do interesse da filha pelo homem. Anacleto reclama para Francesco o preço baixo do café e lhe pede ajuda. Francesco aceita. Angélica discute com Rosana por ela ter dito que Augusto não gosta de trabalhar. Angélica pede que ela respeite o seu marido como ela respeita o marido dela, Rosana fica constrangida e pede desculpas. Marco Antonio mostra ao pai a nota de falecimento de Altino, e Francesco fica preocupado, pois ele era fiador de um empréstimo para Anacleto.

Sábado, 13
Capítulo 39
Augusto vai para a fazenda de Gumercindo depois de enterrar seu pai. Ele está triste com a morte do pai, pois pensa que está sozinho no mundo. Anacleto está feliz porque vendeu sua colheita de café e agora vai cuidar apenas de suas terras. Paola não quer voltar a viver na fazenda com os pais. Ela diz a eles que sua vida está na cidade, pois pretende fazer uma fábrica de macarrão. Augusto diz a Gumercindo que pretende levar a sério sua carreira política e deixar que Angélica administre suas fazendas. Ele acha que Angélica entende e gosta mais das fazendas do que ele e ela poderá contar com a ajuda de Gumercindo. Francesco lamenta, com seus amigos industriais, a difícil situação econômica que o país enfrenta, devido à crise do café. Todos concordam que é necessário cortar gastos e torcem para que a situação do café melhore. Em conversa na sala dos Magliano, Francesco comenta que muitos italianos estão voltando para a Itália, devido à vida dura e sem esperança que enfrentam no Brasil. E Juliana comunica Marco Antônio e Francesco de que está esperando um filho, mas ela não quer ter o filho na casa de madame Janete. Gumercindo faz o pagamento aos lavradores referente à safra do café e os italianos ficam frustrados com o dinheiro que recebem. Amadeu, revoltado, briga com Matheu e vai embora da fazenda. Bartolo discute com Leonora porque ele não quer mais trabalhar na fazenda de Gumercindo. Ele queria ter sua própria terra para plantar uva, mas como não pode realizar seu sonho, quer voltar para a Itália. Leonora se recusa, dizendo que nunca mais entrará num navio com sua filha. Gumercindo decide ajudar Bartolo a comprar terras para plantar uva, atendendo a pedido de Matheu e depois de saber que Bartolo quer voltar para a Itália. Os patrícios italianos desconfiam que Bartolo está sendo privilegiado pelo patrão. Antenor encontra Tiziu na rua e lhe conta que está morando com Naná em Santos, mas que Zé Alceu não está aceitando a união dele com sua mãe. Zé Alceu diz a Naná que se Antenor voltar para sua casa, ele fugirá. O menino sente-se revoltado por ter sido abandonado pelo pai branco, em função do preconceito contra os negros. Ele não gosta de Antenor porque ele é branco e era feitor, isto é, perseguia e maltratava os negros.

Copiar texto