Novelas e Séries

Terra Nostra

Segunda-Feira, 12
Capítulo 142
Angélica visita sua irmã Rosana para lhe avisar que seu pai entregou seu filho para Matheo. Rosana fica revoltada e diz que vai atrás do filho. Matheo fica muito feliz com a presença do filho. Maria do Socorro manda Florinda para ajudar sua filha Rosana em casa, e manda buscar Matilde na fazenda para substituir Florinda. Juliana comenta com Paola sobre a vinda do filho de Matheo, e Paola a aconselha a cuidar do menino.

Marco Antônio comenta com o seu pai a atitude do senhor Gumercindo com a filha Rosana, e o senhor Francesco diz que vai acabar com sociedade com Gumercindo, pois não pode conviver com um sujeito que não gosta do seu filho. Gumercindo vai até sua fazenda para passar uns tempos pois está com muita raiva de sua filha Rosana. Bartolo e Leonora se espantam com a presença do compadre. Matilde comenta com Leonora que ficou muito magoada com a atitude do senhor Gumercindo, Leonora a lembra da atitude do seu próprio pai e Matilde entende.

Rosana vai até a pensão onde Matheo mora para tentar trazer seu filho de volta, lá encontra Matheo irredutível, afirmando que ninguém vai tirar o filho de suas mãos, Rosana começa a chorar e vai embora. Augusto comenta com Angélica que gostou da atitude de dona Maria do Socorro em mandar Florinda de volta para fazenda, Angélica desconfiada do marido diz que foi bom porque assim ele não terá com quem flertar.

Inês diz a Anacleto para não pegar o dinheiro da casa bancaria e ir embora para a Sicília, Anacleto se diz irredutível Inês não acredita no que ele diz. Francesco chama Anacleto até o seu escritório para entregar-lhe o seu dinheiro, mas chama também Inês. Chegando lá Francesco faz Anacleto assinar o recibo e entrega o dinheiro a Inês, Anacleto fica indignado com Francesco.

Matheo comenta com Juliana que Rosana o procurou para tentar levar o seu filho, na mesa ao lado na pensão Amadeo comenta com Dolores, Antônio e Hortência sobre as atitudes de Matheo nas portas das fabricas, e diz que Matheo está ficando marcado como anarquista.

Amadeo comenta também com a sogra sobre o sobradinho que está construindo para se casar com Hortência à sogra não gosta nada e sai da mesa. Rosana comenta com Marco Antônio que foi até a pensão buscar o seu filho e que Matheo não o quis entregar, Marco Antônio por sua vez diz que Matheo está no seu direito, a mulher cobra uma postura favorável do marido pois diz que ele está contra ela.

O cocheiro Juvenal vai até a fazenda buscar Matilde o patrão Gumercindo fica irritado e diz que o cocheiro não irá levar ninguém, Leonora comenta na cozinha com Matilde a atitude do patrão, Matilde se revolta e diz que vai embora sem a autorização dele.

Juliana tenta convencer Matheo a devolver o filho a Rosana pois na sua opinião a situação deles não é boa, um filho tem que ficar sempre perto da sua mãe.

 

Terça-Feira, 13
Capítulo 143
Janete conversa com Josué e diz que seu filho foi no mínimo educado com ele. Josué concorda e diz que ele foi apenas frio com ele. Josué diz que Janete não imagina o preço que Rosana está pagando por estar vivendo com Marco Antonio. Janete não entende, Josué diz que soube por Antenor que Gumercindo entregou o filho de Rosana para Matheo, Janete não acredita. Josué diz que foi a forma dele se vingar da filha. Janete fica com pena de Rosana, por ter perdido o filho.

Juvenal vai até a Fazenda de Gumercindo para levar Matilde para São Paulo. Gumercindo diz que ela não vai. Que se Maria do Socorro quiser ajuda para Mariana que mande buscar Florinda na casa de Rosana. Matilde entra na sala com a mala pronta para viajar. Gumercindo diz para ela voltar pra dentro porque ela não vai. Matilde diz que vai sim. Gumercindo diz que então ela está despedida. Matilde não se importa e vai embora.

Mariana comenta com Augusto que está tendo que fazer tudo naquela casa porque Florinda foi embora. Augusto diz que sua sogra fez uma besteira de ter mandado a menina ir para casa de Rosana. Mariana não concorda com ele, porque Florinda ficava muito perturbada com os elogios que ele lhe fazia. Augusto diz que é um homem sério e casado. Mariana diz sabe e que ele é quem não se dá conta do que os elogios dele podem fazer a cabeça de uma menina como Florinda.

Maria do Socorro está preocupada com seu neto, quer saber como está sendo tratado naquela pensão. Matheo comenta com Amadeo que Juliana vai chegar atrasada ao trabalho porque está cuidando das duas crianças. Amadeo diz o que ele esperava e depois disso ainda Dolores e Hortência cuidam das crianças no resto do dia. Antonio diz que Matheo precisa arrumar um emprego logo para Juliana poder sair da Fábrica e cuidar de seus filhos. Matheo diz que já está com uma ideia de administrar alguma Fazenda. Hortência diz que é ótimo, mas precisa saber se Juliana vai concordar com ele.

José Alceu e Tiziu conversam sobre Gumercindo, quando Nana entra no quarto e escuta a conversa, fica apavorada. Diz para José Alceu que Gumercindo não é pai dele, que ele arrume suas coisas que eles vão embora daquela casa. José Alceu decide que vai embora, mas não com a mãe, o primo pede para ele não ir. José Alceu diz que não vai fugir mais, vai atrás de seu pai. Damião conversa com Nana e diz para que ela não fique tão triste e apenas reze para Deus iluminar o caminho de seu filho, porque isso já era para ter acontecido há muito tempo.

Gumercindo não gostou de Matilde ir para sua casa em São Paulo, mas Leonora e Bartolo conseguem convencê-lo a mudar de ideia. Eles estão almoçando e Bartolo oferece um vinho que foi feito por um amigo seu italiano, vinho tipicamente italiano feito no Brasil. Gumercindo gosta muito do vinho.

Matilde chega em São Paulo e é bem recebida por Mariana, Matilde então conta o que Gumercindo falou. Maria do Socorro diz que ela não se preocupe porque Gumercindo não manda mais naquela casa, então ela pode ficar sossegada que terá seu emprego garantido.

Matheo chega na Pensão à noite, mais um dia sem encontrar trabalho. Juliana diz que não agüenta mais essa situação, Matheo diz que não tem culpa, mas que desse jeito vai ter que voltar para a Itália ou trabalhar em alguma Fazenda. Juliana diz que não volta pra Itália de jeito nenhum e não vai trabalhar em Fazenda. Se ele quiser que vá sozinho.

 

Quarta-Feira, 14
Capítulo 144
Rosana conversa com Marco Antonio sobre a possibilidade de Matheo entregar seu filho e pede para ele ajudá-la. Juliana discute com Matheo sobre eles irem embora e levar os filhos sem avisar Marco Antonio e Rosana, Matheo questiona que ela ainda gosta do marido, ela diz que depois do Matheo gostou apenas de Marco Antonio, e Matheo diz que depois dela gostou apenas de Rosana. José Alceu chega na fazenda e dorme na senzala.

Florinda vai à farmácia, Bruno chega e a surpreende. Os dois conversam e Bruno diz que irá falar com os pais dela sobre o namoro deles, Florinda diz que por enquanto não precisa e fica contente em reencontrar o namorado. José Alceu procura Leonora que lhe dá café da manhã. Leonora avisa Gumercindo que o menino está na fazenda, ele acha estranho o menino ficar atrás dele e diz que o mandará de volta pra mãe, José Alceu diz que não irá. Juliana comenta com Paola sobre os planos de Matheo voltar pra Itália e levar os filhos sem o consentimento dos pais, Paola fica surpresa e gosta de saber que Juliana não concorda com a ideia e deixa Juliana com dúvidas sobre seu sentimento em relação a Marco Antonio.

Marco Antonio vai conversar com Matheo quer levar o filho de Rosana embora, Matheo não concorda, então ele diz que levaria a filha. Matheo não gosta e diz que se Rosana voltar a morar com os pais ele devolve o filho. Marco Antonio lhe diz que está com ciúmes, Matheo acha estranho e Marco Antonio diz que faria de tudo pra não magoar Juliana como Matheo está fazendo com Rosana.

Naná está em prantos porque o filho foi procurar o pai, Damião diz que ela deveria ter contado a verdade para o menino, Inês escuta a conversa e corre para contar ao marido, ele fica surpreso.

Gumercindo conversa com os colonos sobre não trabalharem de ‘a meio’ pois soube que alguns ficaram insatisfeitos, mas todos concordaram em continuar com o contrato, então Gumercindo pede a todos colaboração na próxima colheita. José Alceu se oferece para trabalhar na venda, Bartolo acha uma boa ideia e Gumercindo se espanta quando diz que sabe ler e escrever, mas diz que voltará para a casa da mãe.

Rosana fica desapontada quando vê que Marco Antonio não trouxe o filho e Marco Antonio revela que ele demonstrou estar com ciúmes, Rosana não acredita.

Anacleto conta a Francesco que o filho de Naná é filho de Gumercindo, Francesco fica muito surpreso com isso.

Matilde diz para Mariana que está contente de estar de volta trabalhando na casa e Mariana diz que está aliviada por Florinda ter ido embora por causa de Augusto, Matilde diz que já se livrou dele também. Mariana acha graça quando Matilde diz que quer se casar com brasileiro e ter muitos filhos e não com um italiano.

Matheo conversa com Juliana sobre a ida de Marco Antonio à pensão para buscar o filho da Rosana e comenta sobre o que Marco Antonio lhe disse estar com ciúmes da Rosana, Juliana fica nervosa e diz que precisam ter uma conversa séria, pois ela não quer ir embora pra Itália e nem trabalhar em alguma fazenda, e com a possibilidade de Matheo estar mesmo com ciúmes de Rosana, ela diz que vai voltar para o marido, Matheo não gosta da atitude de Juliana.

 

Quinta-Feira, 15
Capítulo 145
Juliana e Matheo discutem sobre relacionamentos e Juliana diz que depois de Matheo o único homem que ela amou foi o Marco Antônio e Matheo diz a Juliana que depois dela, só amou a Rosana. Juliana quer se separar de Matheo e voltar para Marco Antônio. Matheo não entende por que ela está fazendo isso. Juliana diz que é para o bem dele, que depois que eles foram morar juntos, tudo começou a dar errado na vida de Matheo. Matheo discorda e não aceita essa atitude de Juliana. Juliana pede a ele que vá embora. Matheo diz que se sair, nunca mais voltará.

Marco Antônio vai buscar o filho na pensão, mas Matheo não permite, diz que Gumercindo lhe entregou, pessoalmente, o filho e que de lá, ela não iria sair. Marco Antônio ameaça levar a filha dele embora.

Naná está muito preocupada com a ida do filho para a fazenda. Damião a aconselha de não ir atrás e deixar tudo nas mãos de Deus.

Anacleto conta a Francesco que José Alceu é filho de Gumercindo, que por sua vez, conta para Paola. José Alceu chega à fazenda e é bem recebido por Gumercindo, que resolve colocá-lo para trabalhar na venda.

Matheo conversa com Amadeo sobre a sua discussão com Juliana. Amadeo acha que ele deveria voltar para a Rosana, pois Gumercindo já está velho e assim que ele morrer. Rosana conversa com Marco Antônio e discutem. Eles estão achando que não vai dar certo morarem juntos de novo pois eles não se gostam e não conseguem esquecer Juliana e Matheo.

Bruno e Florinda estão apaixonados e dão o primeiro beijo. Antenor conversa com Naná e diz que ela não deveria ter mandado Tiziu atrás de José Alceu. Naná diz que está ficando desesperada com essa história.

Inês vai até a casa de Gumercindo e conta a Maria do Socorro sobre José Alceu. Maria do Socorro fica desesperada e começa a pensar que Gumercindo já sabia que o filho bastardo ia pra fazenda e por isso resolveu ir pra lá também.

Maria do Socorro sobe desesperada para o quarto e Angélica vai acudir a mãe, sem saber o que estava se passando. Depois de contar para a filha, Maria do Socorro resolve ir falar com Naná. Angélica acompanha a mãe.

Tiziu chega na fazenda para buscar José Alceu que, depois de muito custo, resolve voltar pra São Paulo, mas Gumercindo ouve a conversa deles, na qual falavam sobre a paternidade do mesmo.

Gumercindo chama José Alceu para conversarem em particular. Juliana devolve o filho de Rosana e Matheo para Rosana. As duas conversam como amigas. Rosana aconselha Juliana a não largar Matheo. Diz que foi muito bonito da parte dela, mesmo sofrendo, querer deixar o Matheo para que ele tenha uma vida melhor. Diz também que isso prova que ela o ama demais e que merece ficar com ele.

 

Sexta-Feira, 16
Capítulo 146
Juliana conversa com Matheo. Pede a ele que vá embora. Matheo diz que se ele sair do quarto, nunca mais voltará. Bruno e Florinda estão apaixonados e vivem um grande caso de amor.

Inês conversa com Maria do Socorro e conta sobre a paternidade de José Alceu. Maria do Socorro fica nervosa. Maria do Socorro vai até a casa de Francesco, acompanhada por Angélica, para conversar com Naná. Maria do Socorro ofende Naná, que não deixa por menos e ofende também.

Depois de Maria do Socorro ir embora, Naná conversa com Inês e diz que apesar de toda a ofensa, ela se sentiu aliviada porque pelo fato dela não ser mais escrava. Ela não precisou ouvir e ficar quieta, teve o direito de se defender. José Alceu vai para a fazenda de Gumercindo. Chegando lá, Gumercindo o coloca para trabalhar na venda. Até então, José Alceu chama Gumercindo de sinhozinho e Gumercindo pede a ele que pare de chamá-lo assim. José Alceu pergunta se pode chamá-lo de pai e Gumercindo se assusta. José Alceu conversa com Gumercindo.

Juliana vai até a casa de Rosana para devolver Marinho. As duas conversam muito e Juliana acaba por contar a Rosana seus problemas com Matheo. Rosana aconselha a amiga a não se separar e faz Juliana ver o quanto precisa de Matheo e o quanto ela o ama. Juliana volta pra casa e conversa com Matheo. Diz que o ama muito e que quer viver com ele para sempre.

Rosana conversa com Marco Antônio e conta sobre sua conversa com Juliana. Marco Antônio fica feliz por Rosana. Marco Antônio conversa com o pai e diz que depois disso, desistiu de tentar viver, novamente, com Juliana. Pede ao pai que ajude Matheo a arranjar um emprego pois não quer ver Juliana infeliz e o desemprego de Matheo influencia muito. Francesco promete ajudar Juliana e Matheo. Francesco almoça com Augusto e alguns acionistas da Casa Bancária. Gumercindo e Bartolo conversam sobre José Alceu.

 

Sábado, 17
Capítulo 147
Nana diz para Damião que ficou com ódio quando viu Maria do Socorro e Angélica na sua frente, Damião diz para não falar assim. Nana diz que deu um filho homem para Gumercindo, Antenor não gosta de ouvir isso, e ela pede desculpas.

Jose Alceu relembra seu encontro com Gumercindo e se emociona. Depois fala pra Tiziu que não foi loucura ele ter ido até aquela fazenda, Tiziu concorda. Janete se encontra com o ex-marido, para receber o dinheiro que ele lhe devia. Janete conta a Josué que Francesco lhe propôs que abrisse uma loja na rua direita.

Marco Antonio diz ao pai, que sua mãe não se sujeitará a ficar atrás de um balcão. Jose Alceu, Gumercindo e Tiziu viajam no trem, as pessoas reclamam dos meninos, por serem negros. Gumercindo fala para se calarem que ele está viajando com os filhos. Maria do Socorro e Angélica vão a casa de Rosana para contar a novidade sobre Jose Alceu, e ela não acredita. Rosana diz para a mãe que Juliana levou seu filho. Gumercindo diz a Jose Alceu que será difícil dar a notícia a Maria do Socorro, mas que vai cuidar dele. Amadeo e Hortência estão contentes porque os sobradinhos estão prontos.

Paola diz a Juliana que achou certa a atitude dela de levar o filho de Rosana de volta para ela. Hortência diz a Dolores que está esperando outro filho do marido. Dolores fica muito feliz com a notícia. Naná fica contente com a volta do filho. Jose Alceu diz a Naná que o pai não quer separá-los.

Antes que Gumercindo diga alguma coisa sobre o filho, Maria do Socorro já se antecipa e fala sobre o menino, e diz que se Gumercindo quiser levá-lo para casa ela não vai querer estar lá.

Bruno diz que vai levar Florinda para conhecer os pais, mas que eles odeiam italianas.

Matheo diz a Juliana que foi preso, ela fica assustada. Ele diz que vai parar de arrumar confusão por que a ama. Bartolo e Leonora conversam sobre a situação de Gumercindo. Francesco fica surpreso por Gumercindo ter assumido o filho.

Gumercindo pede desculpas a Maria do Socorro e diz que não saberia viver sem ela. Jose Alceu diz a Antenor que agora terá dois pais. Gumercindo conversa com Angélica e Augusto sobre Jose Alceu, Augusto admite que o menino parece com o pai, e ele pergunta como poderia renega-lo então.

Arquivo word Copiar texto