Novelas e Séries

Terra Nostra

Segunda-Feira, 24
Capítulo 98
Janete passa a noite com Josué, mas quando acorda, logo pela manhã, descobre que a casa está toda trancada. Impaciente e preocupada, ela pega a escada e sobe para a varanda de seu quarto. Enquanto isso, Marco Antônio acorda e desce para o café. Encontrando a mesa sozinha, pergunta da mãe, e as empregadas respondem que ela ainda não descera. Quando ele vai trabalhar, Janete tira um sapato e atira na vidraça. Luiza sobe para ver o que aconteceu, e Janete diz apenas que acordara nervosa e quebrara um vidro. Angélica conversa com Rosana sobre Matheo, e convence a irmã a tratá-lo bem, se quiser ter o ex-marido de volta. Quando Angélica parte, Rosana a agradece pela ajuda que dera em seu romance, e promete que o terá de volta. No trem, um cafeicultor aborda Angélica, dizendo que se ela estivesse na câmara, ao lado do marido, talvez fizesse melhor figura. Angélica reflete sobre essa possibilidade. Ansiosa, chega à fazenda e corre para ver a filha. Juliana conversa com Paola sobre o que aconteceu entre Matheo e Amadeo. Juliana conclui que Matheo fora passado para trás, e Paola afirma que Francesco já está sabendo de tudo. Francesco, em seu escritório, recebe apenas pedidos de empréstimos, e explica ao filho que nada pode fazer para ajudar os fazendeiros. Isto indica que o país atravessa uma crise, e as consequências do preço do café estão se fazendo sentir por todos.

Hortência, decidida a entregar o dinheiro ao marido, conversa com ele sobre Matheo, e Amadeo lhe explica que apenas o convidara para ser sócio porque Francesco pretendia ajudar Juliana por intermédio de Matheo. O camponês Januário se apresenta à delegacia confessando que fora ele próprio que matara o marido de Hortência.  O delegado Eriberto acredita, à princípio, que ele está apenas tentando encobrir alguém, porém, manda que o detenham. Janete é convidada por Josué para um passeio. Primeiro ela recusa, mas depois, concluindo que não haverá problemas, aceita, e sai com o cocheiro para um bosque. Janete diz que há tempos não era tratada de maneira tão carinhosa. Josué pergunta se ela se refere ao ex-marido, e ela confirma. Matheo vai à casa de Gumercindo receber seu dinheiro. Encontra Rosana sozinha na casa, comporta-se de maneira tímida. Rosana o trata cordialmente, lhe oferecendo uma taça de vinho. Depois, o convida para ver o filho. Quando descem, encontram seus pais, que acabam de retornar.

 

Terça-Feira, 25
Capítulo 99
Depois de passar a noite com Josué, Janete tenta entrar em casa, mas encontra as portas fechadas. Decide então quebrar o vidro da porta-janela de seu quarto, para assim poder entrar. Luiza ouve o barulho e na manhã seguinte, questiona a patroa que diz ter jogado um sapato por entre o vidro pois a porta havia emperrado. Marco Antônio conversa com Josué e diz que ele não tem o menor jeito de cocheiro. Januário presta depoimentos novamente e, novamente, assume a culpa do assassinato de Hernandez. Angélica conversa com Cerquim. Rosana conversa com Matheo e diz que sempre o amou muito e que não quer vê-lo infeliz. Gumercindo chega em casa e não mais se espanta com a presença de Matheo, muito pelo contrário, o trata muito bem e paga o que deve a ele, dos serviços da fazenda. Matheo e Gumercindo conversam durante muito tempo e começam a se entender. Gumercindo diz que se arrepende amargamente de ter obrigado Matheo a se casar com Rosana. Bartolo e Leonora conversam e combinam de ir visitar Gumercindo e Maria do Socorro. Francesco conversa com Paola e diz que está pensando em mudar de casa com ela e com sus filha. Paola questiona se é por causa de Anacleto. Matheo conta a Juliana sobre o dinheiro que recebeu de Gumercindo. Distraído, Matheo acaba chamando de Juliana de Rosana, eles discutem e novamente ela o coloca para fora do quarto. Matheo discute com Amadeo e decidem acabar com a sociedade. Maria do Socorro diz a Gumercindo que o admira pela forma como ele tratou Matheo. Josué combina com Janete de se encontrarem novamente a noite. Luiza aparece no quarto de Josué. Como vê que Janete não aparece, Josué decide ir até o quarto dela. Matilde vai visitar os pais na fazenda. Francesco conta a Marco Antônio sobre sua ideia de se mudar com Paola. Marco Antônio oferece a sua casa, a que construiu para morar com Juliana.

 

Quarta-Feira, 26
Capítulo 100
Maria do Socorro libera a empregada Matilde para visitar seus pais na fazenda de Angélica. Augusto se oferece para acompanhá-la. No trem, enquanto almoçam, Augusto diz que ela parece uma rainha. Quando chegam à fazenda, uma das primeiras coisas que o deputado faz, é avisar Angélica o que se passara durante a viagem, temendo uma intriga. Sua decisão foi precisa, pois Matilde conta para Florinda, que a adverte sobre o caráter de Augusto. Sozinha, Florinda pensa no que pode acontecer se abrir a boca. Mariana conversa com Maria do Socorro sobre o “filho” que costuma visitar. Maria do Socorro fala sobre o destino da criança e observa que tudo que Mariana ganha é enviado para a Santa casa.  Mariana afirma que viverá pela criança até o fim de seus dias, e não quer que nada falte a ele. Quando Maria do Socorro fala em trazer a criança para sua casa, Mariana diz que não aceitaria, pois ele passaria todo o tempo sozinho. Marco Antônio tenta conversar com a mãe sobre o fato de Francesco estar morando na casa de Paola. Janete o ironiza, dizendo que ela não deixará a casa para que seu pai se mude para lá com Paola. Marco Antônio conclui que não adianta argumentar com a mãe. Enquanto Janete passa a noite com Josué, Luiza entra no quarto do cocheiro intrigada, perguntando-se onde ele estará. Na mesma noite, Marco Antônio, ao se deitar, se lembra do casamento com Juliana. Matheo entra no quarto de Juliana querendo conversar. Ela fala que precisa dormir, pois trabalhara muito, mas ele insiste. Juliana explica que eles não podem mais viver juntos, pois não existe mais confiança entre eles. Hortência conversa com Amadeo sobre sua preocupação com Juliana. Amadeo não concorda com ela, dizendo que Juliana quer saber de dinheiro, e que o amor deles terminou. Hortência reflete sobre a possibilidade de os dois se separarem. Pergunta-se quem tentará pegar Juanito dela. Mais tarde, Dolores, sozinha no quarto com a criança, fica preocupada devido à febre de Juanito. Junto com Juliana, leva a criança para o hospital. Pela manhã, na pensão, todos estão preocupados com as duas mulheres, até que elas voltam explicando que Juanito contraíra difteria.

 

Quinta-Feira, 27
Capítulo 101
O filho de Juliana e Matheo, Juanito, tem uma febre muito alta e é levado para o Hospital por Juliana. A criança fica internada no Hospital porque está com difteria, Juliana volta para casa e conta para Matheo, Dolores e Hortência, que ficam apavorados. Hortência comenta com sua mãe, Dolores, que está com intenções de tomar Juanito de volta para ela, por causa das brigas entre Matheo e Juliana, Dolores diz para a filha que não faça isso, Hortência vai para o Hospital, para saber do filho. Rosana vai até o escritório onde Matheo trabalha e fica sabendo por Amadeo  que eles não tem mais sociedade, e que àquela hora ele está no Hospital porque seu filho está com difteria. Rosana vai para casa e conta para seus pais que o filho de Matheo está com difteria, eles ficam apavorados, porque têm medo que as crianças da casa se contaminem também. Gumercindo fica muito preocupado e pede a Maria do Socorro que fique observando seu filho, para ver se ele não tem febre. Maria do Socorro diz a Rosana que está preocupada, porque Mariana foi ao Hospital e pode trazer a doença para casa. Marco Antônio vai até a pensão para saber de Juliana como está seu filho, e encontra Juliana desesperada, pois quer ver o filho. Marco Antônio, então, resolve ir até o Hospital de Isolamento e Juliana vai junto. Chegando lá os médicos dizem a Marco Antônio que o menino está isolado, com difteria. Gumercindo comenta com Maria do Socorro que o filho deles é muito forte, Maria do Socorro diz que ele é forte por causa do pai, Gumercindo diz que ela também é muito forte, e que ele está muito feliz por ela ter lhe dado um filho homem, porque assim vai continuar o nome da família, como homem. Mariana fica sabendo que Juanito está doente e vai até o Hospital para ver o menino, chegando lá ela se recorda de tudo o que se passou, de tudo o que ela fez. Marco Antônio não consegue ver Juanito, Juliana fica desesperada com a falta de notícias, nesse momento chega o Médico para falar com a mãe do garoto.

 

Sexta-Feira, 28
Capítulo 102
Rosana vai procurar Matheo no escritório que era dele e de Amadeo, e Amadeo diz a ela que Matheo não é mais seu sócio e que provavelmente ele deve estar no hospital com Juanito. Rosana vai para casa e conta a Mariana que sai rumo ao hospital para ver Juanito. Rosana avisa a mãe que diz que se Mariana colocar as mãos em Juan, ela nunca mais ela entrará na mansão de Gumercindo. Juliana e Hortência esperam aflitas a chegada do médico para trazer-lhes boas notícias. Marco Antônio fica com Juliana até a chegada de Matheo. Mariana consegue entrar para ver a criança, coisa que Juliana e Hortência não conseguiram. Juanito morre nos braços de Mariana. Quando recebem a notícia do falecimento de Juan, Juliana e Hortência ficam desconsoladas. Matheo chega e Marco Antônio vai para casa. Juliana e Matheo ficam fazendo os preparativos para o sepultamento. Marco Antônio conta à mãe sobre o falecimento de Juan e sobre o motivo. Janete diz que é melhor ele buscar Aninha na pensão para que não aconteça nada com ela. Marco Antônio concorda e vai buscar a filha! Hortência conta para Dolores. E as duas se consolam juntas até a chegada de Marco Antônio. Elas entendem, mas não aceitam que Marco Antônio leve a filha de Juliana. Dizem também que ela não aguentaria tanto sofrimento. Francesco conversa com Paola, conta sobre o falecimento e pede a ela que não traga mais a filha deles para a fábrica pois ela também pode ficar doente. Francesco discute novamente com Anacleto. Gumercindo e Maria do Socorro se preocupam com Matheo e Juliana. Josué conversa com Janete e diz que eles têm que marcar um local para se encontrarem, porque desse jeito não dá, agora com a neta de Janete, ele não mais poderá visitá-la durante a noite. Matheo e Juliana chegam à pensão e recebem o consolo de todos. Juliana ao perguntar por Aninha, descobre que Marco Antônio veio buscá-la com a mãe. Fica desesperada e não se conforma de terem levado a menina embora. Diz também que só pode ser armação de Janete pois acredita que Marco Antônio nunca faria uma coisa dessas com ela. Matheo não se aguenta e desaba a chorar. Angélica pergunta a Matilde se ela gosta de morar em São Paulo, porque Florinda está interessada em mudar-se para lá.

 

Sábado, 29
Capítulo 103
Depois da morte de Juanito, Matheo e Juliana ficam juntos e relembram momentos de sua viagem ao Brasil. Juliana fala que o beijara, quando ele estava doente, porque queria morrer junto a ele. Juliana volta à fábrica de massas para se desculpar com Paola, por causa de suas faltas. Paola soube da morte da criança e avisa Juliana que não trouxera mais seu filho para a empresa com medo da difteria. Antenor reclama com Naná sobre o fato de não conseguir trabalho em parte alguma. Quando a mulher sugere que ele vá à São Paulo, ele diz que na cidade a situação também se agrava. Marco Antônio volta à pensão de Dolores, a fim de devolver a filha e de Juliana. Dolores, feliz, elogia a atitude de Marco, que se mostra despreocupado com a epidemia. Da pensão, Marco Antônio se encontra com o pai. Francesco diz que a melhor coisa que o filho poderia ter feito foi devolver a criança. Marco Antônio comenta com ele sobre o comportamento de Janete. Diz que sua mãe está disposta até a recebê-lo em casa para conversar sobre a propriedade. Francesco, depois de um almoço em companhia dos sogros, conversa com Paola, ele quer morar na casa onde está Janete. Diz que a ex-mulher quer conversar com ele, que afirma que irá. Porém, Paola diz que vai junto. Nesse dia, durante a manhã, Marco Antônio sentira a ausência da mãe logo na mesa do café. Luíza diz que a madame saíra com Josué, e Antônia diz que ela fora fazer compras. Mais tarde, quando Janete entra na casa, encontra o filho, que a questiona sobre sua saída. O problema é que Janete chegou sem qualquer pacote de compra, e como desculpa diz que apenas passara pelas lojas. Bartolo e Leonora visitam Gumercindo e Maria do Socorro. Depois da calorosa recepção, os homens vão conversar e Maria do Socorro põe a comadre à par dos últimos acontecimentos passados na cidade, isso inclui o fracasso do casamento de Rosana e a morte do filho de Juliana. Rosana vai à pensão para ver Matheo. Tenta consolá-lo, mas pelo fato dele estar mais próximo de Juliana, apenas agradece a atenção de ter vindo visitá-lo e a lembra que irá levar o filho para passear.

Arquivo word Copiar texto