Novelas e Séries

Terra Nostra

Segunda-Feira, 17
Capítulo 92
Amadeo vai prestar depoimentos. Eriberto pede a ele que avise Hortência que ela tem que depor. Amadeo conversa com Hortência e pede a e ela que não fique nervosa para não prejudicar o bebê. Juliana começa a trabalhar na fábrica de macarrão de Paola. Francesco a leva lá para conhecer. Matheo conversa com Dolores. Ele pensava que Juliana tinha ido embora da pensão. Dolores fala que ela começou a trabalhar. Matheo conversa com Juliana e avisa que se ela voltar com Marco Antônio, ele o mata. Juliana relembra os momentos dela e Matheo no navio. Padre Olavo resolve largar a batina de vez e fica preocupado com a reação de Gumercindo e família. A princípio, todos se espantam com a nova imagem de padre Olavo, mas depois se acostumam. Augusto diz que concorda com ele. Paola conversa com Francesco e diz que adorou Juliana. Anacleto diz que ela é muito bonita e insinua que Francesco tenha um caso com ela. Paola diz que seria impossível pois ele a considera uma filha e a recíproca é verdadeira. Anacleto diz que Francesco também poderia ser pai de Paola e os dois discutem. Marco Antônio conta a Janete que Juliana está trabalhando com Paola. Janete fica inconformada e começa a ofender Francesco. Diz a Marco Antônio que não se atreva a trazer Juliana para a casa dela. Marco Antônio diz que não cometeria essa tolice novamente sabendo que foi a mãe que atrapalhou o relacionamento dos dois. Janete e Josué ficam cada um em seus respectivos quartos pensando que um poderia ir falar com o outro. Matheo questiona Juliana novamente por ela estar indo trabalhar. Amadeo diz a ele que ele está errado em agir dessa forma. Isso só fará a Juliana ir embora. Hortência vai prestar depoimentos e corre tudo bem. Ela conta a mãe sobre o depoimento. Augusto vai para a fazenda e ao chegar se depara com Florinda e a enche de elogios. Angélica não está em casa então Florinda vai para a colônia. Augusto conta a Angélica o que está acontecendo e ela resolve ir para São Paulo ver a irmã. Mariana e Rosana conversam sobre os filhos. Gumercindo diz a padre Olavo que quer internar Rosana em um convento. Padre Olavo não acha uma boa ideia. Marco Antônio vai buscar Juliana na fábrica de macarrão.

 

Terça-Feira, 18
Capítulo 93
Amadeo conversa com Hortência sobre Matheo, dizendo que ele não lhe serve mais como ajudante nos negócios. Hortência tenta ponderar, mas ele resolve colocá-la como sócia. Dolores conversa com a filha, dizendo que Juliana faz falta na pensão. Logo Hortência diz que venderá tudo que possui para ajudar Amadeo. Dolores se revolta contra a filha, pois não gostaria que ela se desfizesse de tudo o que o marido lhe deixou para entregar o dinheiro nas mãos de Amadeo. Humilhado, Matheo entra à noite no quarto de Juliana apenas com a intenção de contar a novidade. Juliana considera a atitude de Amadeo ingrata, e deixa que ele durma em sua cama. Maria do Socorro pede ao marido que deixe Matheo entrar na casa para ver Rosana e o filho. Gumercindo aceita a ideia da mulher, e conversa com Rosana, deixando o italiano entrar na casa com uma única condição: que ele não esteja na casa quando isso se der. Angélica parte para São Paulo a fim de visitar a família. Deixa, então, a filha aos cuidados de Florinda. No caminho, já no trem, ela se arrepende e discute com o marido, dizendo que voltará para São Paulo. Augusto insiste para que ela continue a viagem. Na fábrica de massa de Paola, Juliana conta tudo que ficara sabendo sobre os planos de Amadeo. Paola afirma que Francesco precisa saber disso, já que seu marido tem participação nos negócios. Marco Antonio vai ao escritório do pai, dizendo que ainda ama Juliana, e precisa tirar a italiana da pensão. Francesco mostra-se indignado pela insistência do filho pela moça, mas depois acaba concluindo que Marco está de fato apaixonado, e resolve que fará algo para fazê-la deixar a pensão. Rosana conversa com Mariana, e lhe pede o favor de ir à pensão procurando por Matheo, para lhe dar o recado. Mariana confirma o pedido, dizendo que irá à pensão sem que Juliana a veja. Angélica chega à casa dos pais e é recebida por Maria do Socorro. Quando conversa com Rosana sobre Matheo, ela chora dizendo que sente que ele ainda ama.

 

Quarta-Feira, 19
Capítulo 94
Juliana conversa com Matheo e diz que quer viver sozinha de agora em diante. Gumercindo autoriza que Matheo venha visitar o filho. Rosana fica muito feliz. Amadeo diz a Matheo que, de agora em diante, não quer mais ter sócio. Diz que se Matheo quiser, poderá trabalhar com ele, mas como empregado. Matheo conversa com Juliana e diz que agora concorda com a opinião dela sobre Amadeo. Juliana permite que Matheo durma com ela. Marco Antônio conversão com o pai e diz que Matheo fez alguma coisa para Juliana que a deixou desiludida da vida. Francesco concorda com Marco Antônio e diz que vai arrumar um jeito de tirar Juliana da pensão. Angélica chega em São Paulo. Maria do Socorro a recebe de braços abertos. Conversa com Rosana sobre o que ela irá fazer da vida de agora em diante, Rosana diz que vai voltar com Matheo. Após o almoço, a família se reúne e conversa sobre o que está acontecendo com as fazendas, Augusto fala de política e eles comentam sobre o acontecido com Rosana. Dolores pede a Hortência que não venda os armazéns. Leonora e Bartolo estão trabalhando com os Cereser e não veem a hora de começarem a fazer seu próprio vinho. Anacleto está desiludido e Francesco resolve arrumar um emprego para ele. Anacleto diz que para ele vai ser bom pois não agüenta mais viver ocioso. Antônio e Hortência conversam e ela concorda com ele em vender os armazéns. Amadeo dia a ele que Toninho pode vir trabalhar com eles. Antônio gosta da ideia e vai à luta tentar negociá-los. Josué fica no jardim esperando Janete descer para eles ficarem juntos. Desiste e vai para o quarto. Alguém bate e ele acha que é Janete, mas quando abre a porta é Luiza quem vai visitá-lo no meio da noite. No outro dia, Janete avisa Josué que vai precisar dele. Quando estão de saída, ele pergunta para onde ela quer que ele a leve, e ela pede que ele a leve para onde ele quiser. Paola diz a Juliana que ela precisa mudar se para um lugar mais próximo da fábrica. Antônio consegue vender os armazéns. Rosana conversa novamente com Angélica, só que desta vez um pouco mais sério. Diz que não ama tanto assim o seu marido, como Rosana ama Matheo, mas que mesmo assim, não é infeliz. Josué leva Janete para um campo, com um lago e lá conversam coisas mais íntimas.

 

Quinta-Feira, 20
Capítulo 95
Francesco conversa com Anacleto e diz a ele que irá arrumar-lhe um emprego. Luiza vai até o quarto de Josué no meio da noite. Janete pede a Luiza que avise Josué que irá precisar dele para fazer compras. Os dois saem e Josué a leva para o campo, próximo de um lago. Eles conversam e acabam se beijando. Josué diz a ela que apareça em seu quarto a noite, diz que esperará por ela. Antonio consegue vender os armazéns. Angélica dá conselhos a irmã sobre Matheo. Gumercindo vai conversar com Francesco e Marco Antonio. Francesco diz a ele que com a crise do país, eles correm o risco de perder dinheiro. Gumercindo fica muito preocupado. Francesco pede a Marco Antonio avisar Janete para cortar os gastos. Matheo e Amadeo conversam e decidem falar com Francesco sobre os sobradinhos. Francesco diz que não tem dinheiro para pagá-los. Os dois saem muito bravos. Antenor conversa com Naná e diz que por causa dos problemas do país, eles talvez tenham que se mudar pois ele corre o risco de perder o emprego. Damião diz que se isso acontecer, ele volta para São Paulo. Francesco conversa com Juliana e pede a ela que se mude da pensão para um lugar mais próximo da fábrica pois assim, está muito sacrificado para ela. Juliana aceita a proposta. Quando ela conta a Matheo, ele não gosta da ideia e tem uma “crise” de depressão quando ela fala que está indo embora e que o relacionamento deles também acabou. Rosana vai até a pensão falar com Matheo. Angélica vai junto e diz a Amadeo que nunca gostou dele. Angélica conversa com Rosana e confessa que sempre foi apaixonada por Matheo e que ela lhe roubou ele. Rosana diz que nunca percebeu e que por isso se apaixonou por ele. Angélica diz que Rosana ainda tem chances de recuperar Matheo, se ela assim quisesse.

 

Sexta-Feira, 21
Capítulo 96
Josué leva Janete para um passeio próximo do lago. Francesco e Gumercindo conversam e Francesco diz a ele que por enquanto, eles não correm perigo. Amadeo e Matheo também vão falar com Francesco sobre a sociedade. Eles querem dinheiro para acabar as obras e Francesco diz que no momento não tem e pede a eles que mandem embora os funcionários para diminuir os gastos. Angélica e Rosana vão visitar Matheo na pensão. Ele fica muito surpreso ainda mais quando Rosana diz que ele pode visitar o Marinho quando ele quiser. Francesco diz a Juliana que quer que ela saia da pensão. Angélica diz a Rosana que era apaixonada por Matheo e que ela o roubou. Rosana diz que não sabia. Juliana diz a Matheo que está deixando-o de vez e que está se mudando da pensão. Janete vai visitar Josué, no quarto dele, no meio da noite. Ao chegar, diz estar com medo, mas depois, diz estar orgulhosa de si mesma. Juliana sai bem cedo para trabalhar e mal fala com Matheo. Ele fica triste. Paola conversa com Juliana que diz a ela que Matheo tem muito ciúmes dela e que não gosta muito da ideia dela levar a filha de Marco Antônio junto com ela e não levar Juan. Após a noite com Josué, Janete acorda de bom humor e todos na casa estranham. Luiza desconfia do fato. Angélica e Rosana conversam e Angélica decide ajudá-la a reconquistar Matheo. Rosana vai até o escritório de Matheo e o convida para ir a mansão de Gumercindo visitar o filho. Maria do Socorro fica preocupada. Matheo almoça na mansão. No meio do almoço, Gumercindo chega em casa, inesperadamente, e diz que vai tirar o italiano de lá a tapa. Augusto faz o seu primeiro discurso e se sai muito bem. Francesco conversa com Marco Antônio e diz que a situação está ficando cada vez mais difícil. O governo não está ajudando, o desemprego está crescendo e eles estão sem dinheiro. Hortência diz a Amadeo que conseguiu vender os aramzéns. Amadeo fica muito feliz e diz que vai despedir Matheo. Hortência não aprova a ideia.

 

Sábado, 22
Capítulo 97
Matheo começa a se lembrar da Juliana dizendo para ele que não queria mais viver com ele. Janete vai até o quarto de Josué, mas ao chegar lá começa a se arrepender porém, o arrependimento não dura muito e ela acaba dormindo com ele. Quando resolve voltar para casa, encontra a porta trancada. Enquanto Janete está com Josué, Marco Antônio fica conversando com Luiza na cozinha e conta a ele que vai viajar para Manaus para ver um novo negócio, a borracha. Questiona sobre sua mãe e Luiza diz que ela foi dormir muito cedo. Juliana conversa com Paola e diz que Matheo morre de ciúmes dela levar a filha de Marco Antônio com ela e deixar o Juan na pensão. Francesco conversa com Marco Antônio e diz que a situação está ficando difícil e que eles devem economizar. Angélica vai buscar Matheo no escritório para ele ir visitar o filho. Todos na casa de Gumercindo o recebem bem até que, Gumercindo chega e fica irado ao receber a notícia de que Matheo está lá. Angélica vai conversar com o pai que acaba cedendo e vai falar com Matheo. Após o almoço, Gumercindo conversa com Matheo sobre negócios e promete a ele que vai pagar tudo o que ele merece por ter trabalhado na fazenda, pede até que Matheo diga quanto ele acha que deve receber por tais serviços. Enquanto Gumercindo e Matheo conversam, Rosana fica em seu quarto esperando muito ansiosa. Angélica tenta acalmá-la. Bartolo e Leonora estão preocupados com Gumercindo por causa da crise e resolvem ir para São Paulo lhe fazer uma visita. Antenor conta a Nana que foi despedido, ele e José Alceu. José Alceu fica deprimido. Amadeo e Antônio conversam com Januário e subornam ele para continuar dizendo que foi ele quem matou Hernandez e a amante. Pelo fato da amante ser a esposa de Januário, Amadeo e Antônio o convencem de que ele não será preso, pois cometeu um crime passional. Amadeo promete ainda que lhe dará emprego se ele continuar mentindo. Januário aceita a proposta e o dinheiro. Amadeo vai falar com Francesco e resolve desfazer a sociedade. Conversa também com Matheo e diz que está desfazendo a sociedade com ele, mas que se Matheo quiser, ele poderá trabalhar para ele como empregado. Matheo conta a Juliana que foi ver o filho e que Gumercindo o tratou bem. Conta também que ele prometeu pagar o dinheiro dos serviços da fazenda. Juliana fica feliz, mas ao mesmo tempo fica enciumada por Matheo ter visto Rosana. Matheo também conta que Amadeo desfez a sociedade. Gumercindo e sua família conversam sobre política com Augusto. Angélica fica decepcionada por ele não ter falado sobre o direito de voto para as mulheres e Gumercindo fica ofendido por ele não ter falado sobre o café.

Arquivo word Copiar texto