Novelas e Séries

Terra Nostra

Segunda-Feira, 20
Capítulo 70
Gumercindo permite que sua filha Rosana vá morar em São Paulo com Marco Antonio, mas diz exigir que seu pai venha pedir a mão da filha em casamento. Quando chegam a São Paulo, Mariana diz a Janete que sua neta não está em casa, mas sim com uma ama de leite. Depois, ela tem que contar a verdade a Janete, que a “ama de leite” é Juliana, pois esta se recusou a devolver a menina. Janete fica furiosa. Marco Antonio vai direto à Casa Bancária, conversar com Francesco, para contar que trouxe Rosana para morar com ele, Francesco fica muito feliz pelo filho, e Marco Antonio pede ao pai que vá até a Fazenda de Gumercindo para pedir a mão de Rosana em casamento, Francesco concorda mas diz que também tem um pedido. Francesco conta a Marco Antônio conta que Juliana levou sua filha de casa para a pensão, para amamentá-la. Marco Antonio não quer acreditar no que está ouvindo e pergunta porque o pai fez aquilo, Francesco diz que ele e sua mãe viajaram e deixaram a menina passando fome em sua casa, e que agora, ele quer que a criança fique com Juliana, porque ela precisa do leite materno, e não se discute mais. Francesco vai à pensão onde Juliana mora e diz a ela que ela pode ficar tranqüila que ninguém vai lhe tirar a criança, pelo menos pelo tempo que em que ela esteja amamentando a menina. Ele conta a ela que Marco Antônio trouxe Rosana para viver com ele. Juliana diz que espera que eles sejam felizes. Gumercindo diz a Maria do Socorro que não vai deixar seu neto Marinho sair da fazenda para morar em São Paulo, porque quer que ele aprenda tudo sobre o café. Juliana conta sobre Marco Antônio e Rosana a Matheo e ele diz que, se o filho deles estiver com ela, ele vai busca-lo, pois não quer que Marco Antônio crie seu filho. Bartolo volta para buscar sua mulher Leonora, Maria do Socorro fica muito triste com isso, mas sabe que não tem jeito, Leonora terá que ir com o marido. Paola conta a Francesco que contratou pessoas para iniciar sua Fábrica de Macarrão. Angélica comunica aos seus empregados que, na próxima safra vai mudar o contrato deles, que eles não serão mais empregados, vão ser seus sócios, vão começar a ganhar metade de tudo o que colherem. Gumercindo não gosta muito da idéia de ter que dividir ao meio com os empregados, mas sua filha o argumenta que isso será melhor para ela e o aconselha a fazer o mesmo em suas fazendas, antes que perca todos os italianos que estão querendo ir embora. Maria do Socorro e Augusto a apóiam.

Terça-Feira, 21
Capítulo 71
Marco Antonio diz a Francesco que vai buscar sua filhar, pois ele quer que Rosana cuide dela dali em diante. Francesco argumenta que Rosana não tem leite e que não deixará ninguém tirar a filha de Juliana, pelo menos enquanto ela estiver amamentando. Ele vai à pensão dar a boa notícia a Juliana, que fica muito grata e feliz. Janete está inconformada com essa situação. Renato flerta com Florinda, dizendo que ela é uma doce tentação. Marco Antonio leva o primeiro macarrão da fábrica de Paola para ser preparado para o jantar. Ele pede segredo sobre a origem do mesmo, mas diz que a opinião de sua mãe é importante. Bartolo chega para buscar Leonora. Angélica anuncia aos colonos que eles serão seus sócios na colheita do café, tendo direito à metade de tudo que colherem. Gumercindo a censura, Maria do Socorro a apoia. Janete pressiona Marco Antonio para ir buscar a filha, ele diz que só irá quando ela parar de mamar no peito. Rosana interfere, dizendo que, quanto mais tempo ele esperar, mais difícil será separar mãe e filha, Janete concorda. Dolores questiona Hortência sobre Amadeo e ela acaba confessando que está apaixonada por ele. Dolores fica preocupada com a atitude do marido da filha, quando descobrir. Hortência e Amadeo se declaram e ficam juntos. Matheo alerta Amadeo sobre o perigo que ele corre ao flertar com Hortência, ele diz que ele já contou a Juliana que eles têm dormido juntos. Amadeo confirma e diz estar apaixonado. Matheo fica perplexo, porque o amigo pode acabar morrendo. Bartolo conta a Gumercindo sobre sua terra e o rancho que construiu. Eles riem muito e se tratam como amigos. Maria do Socorro e Leonora também se despedem. Elas se emocionam e se abraçam.  Há uma festa de despedida na colônia, Angélica dança com o marido e, depois de muita insistência dos colonos, Gumercindo dança com Leonora e Bartolo com Maria do Socorro. Florinda convida Renato para dançar.Todos se divertem muito. Bartolo e Leonora partem ao amanhecer, os colonos estão todos muito emocionados. Inês e Anacleto decidem ir visitar a filha, mas quando eles chegam, ela não está. Eles esperam o dia todo na porta da casa de Paola. Florinda começa a trabalhar na cozinha, Maria do Socorro reclama sobre o feijão e ela fica nervosa, pois teme ter que voltar para a lavoura. Maria do Socorro a consola dizendo que Leonora também não acertava tudo logo que começou e que vai ensiná-la. Bartolo e Leonora chegam à sua casa, ela fica encantada com o rancho que ele construiu. Eles estão radiantes. Marco Antonio e Janete discutem sobre Francesco. Ela reclama que ele não tem mandado dinheiro e, quando Marco Antonio diz que o pai se sente um novo homem, ela fica furiosa, dizendo que tem certeza que Paola o deixará na rua da amargura muito em breve. Marco Antonio discorda. Juliana está desesperada, pois teme que lhe tirem a filha agora que seu leite secou. Dolores diz que ninguém precisa saber que isso aconteceu. Juliana gosta da idéia e fica aliviada.
Augusto passa na casa de Marco Antonio para saber notícias de Rosana. Ele conta que Maria do Socorro tem sentido muita falta da filha. Rosana diz que também tem saudades da mãe, mas que está muito bem. Augusto fica para o jantar, quando conversa sobre política com Marco Antonio. Ao anoitecer, Inês e Anacleto ainda estão à espera de Paola.

Quarta-Feira, 22
Capítulo 72
Paola decide contar para os pais que está vivendo junto com Francesco. Quando deixa os homens sozinhos na sala e entra com a mãe no quarto, conta que está esperando um filho dele. Inês imagina o que pode acontecer, qual seria a reação do marido, mas contrariando seu receio, fica feliz com a notícia. No trem de volta para sua fazenda, Inês acaba fazendo confessar que estava feliz pelo fato de Francesco ser um homem rico. Quando estão sozinhos, Francesco acha engraçado que Paola tenha inventado a gravidez para acalmar o pai, e ela, feliz, afirma que não inventara. Maria do Socorro entra no escritório de Gumercindo para servi-lo e acaba  perguntando sobre o menino que vira com Tiziu. Ela comenta sobre os olhos do menino, e que notou algo estranho nele. Gumercindo pede para que ela o deixe trabalhar e saia. A mulher obedece.
Tiziu retorna com o pai, e no caminho fala sobre a vontade de dizer para Gumercindo que aquele era seu filho. Damião agradece a Deus pelo garoto ter voltado logo. Dolores questiona Hortência sobre sua desconfiança quanto ao italiano Amadeo. Hortência diz que está tendo relações com ele. Juliana leva o filho de volta à casa dos Magliano, e Mariana a recebe muito bem, deixando-a entrar para ver a outra criança. Enquanto isso, na pensão, Dolores conversa com Hortência. As duas concluem que Juanito é filho de Juliana, a criança que estava na Santa Casa. Janete volta com Rosana de suas compras na cidade, reclamando do serviço de Damião. Mariana informa que Juliana trouxera a filha de volta à mansão, e quando Marco Antonio pergunta como ela está, a governanta diz que passa bem e está tranqüila, não derramando uma gota de lágrima ao deixar a criança.   Nervosa, ela manda que Mariana mande embora o cocheiro. Marco Antonio tenta discutir sobre isso com a mãe, mas ela não volta atrás. O rapaz diz que Damião poderá falar com seu pai na casa bancária, e ao ouvir o nome do marido, Janete começa a ofender Paola.  Marco Antonio revela que Paola espera um filho de Francesco.

Quinta-Feira, 23
Capítulo 73
Paola comunica a Francesco que ele vai ser pai, Francesco fica muito feliz mas muito surpreso, tanto que Paola imagina que ele esteja duvidando que o filho seja dele, mas Francesco diz que não é nada disso que apenas ele achava que fosse velho, ela diz que ele é um grande homem ainda. Janete despede Damião, ele e o filho Tiziu vão falar com Francesco, que fica surpreso com o que a mulher fez, e dá de presente a Damião o coche que era usado em sua casa, para que use e depois vá se hospedar na pensão de Dona Dolores. Hortênsia diz a mãe que vai voltar para o marido, Dona Dolores não fica muito contente, mas diz que é melhor que ela vá para casa do que ficar dormindo com o italiano Amadeo. Marco Antônio conta à mãe que Francesco vai ser pai de novo, Janete diz que duvida que o filho seja dele e que vai à casa de Paola tirar satisfações. Rosana se oferece para ir junto com Janete à casa de Paola, elas chegam lá e não encontram ninguém, Paola está trabalhando na fábrica de macarrão. Juliana leva sua filha de volta para casa de Marco Antônio, como havia combinado, quando não tivesse mais leite para amamentar a criança. Gumercindo comunica em casa que quer ir para São Paulo, porque pretende comprar uma casa lá, Maria do Socorro diz que quer ir com o marido, por estar com saudades de sua filha Rosana. Eles chegam em São Paulo e vão para casa de Francesco. Chegando lá, Mariana conta que Francesco não vive mais naquela casa, que está vivendo com Paola e que já está até esperando um filho dela, Gumercindo e Maria do Socorro ficam surpresos e Maria do Socorro fica horrorizada, querendo sair daquela casa para se hospedar em um hotel, seu marido a convence de que devem ficar.

Sexta-Feira, 24
Capítulo 74
Damião vai falar com Francesco e lhe conta que Janete o colocou para fora de casa, ele e Tiziu. Francesco fala para eles irem para a pensão onde está Juliana.
Damião vai embora, mas leva seu coche. Janete fica sabendo e fica muito irada. Ele vai para a pensão e Dolores lhe arruma um quarto. Gumercindo e Maria do Socorro estão visitando a filha e hospedados na casa de Janete. À mesa do jantar, Antônia serve um macarrão e quando Janete a elogia, Mariana diz que o macarrão não foi feito por Antônia e sim por Paola, Janete fica furiosa e joga o macarrão na parede. Hortência dorme com Amadeo. Marco Antonio leva Gumercindo para ver a mansão. Gumercindo fica encantado, mas só irá comprá-la se o preço for accessível a ele. Marco Antonio diz que tem como negociar. Antonio acompanha Hortência até sua casa. Damião é quem os leva. No meio do caminho, Antonio conversa com Hortência sobre Juanito ser filho de Juliana, Damião ouve e pensa em voltar para à pensão, mas segue viagem. Juliana fica triste por Juanito ter ido embora. Amadeo pede a Tiziu que pergunte ao pai aonde é a casa de Hortência. Tiziu e Juliana conversam. Tiziu conta a Juliana que o marido de Hortência se chama Hernandez. Damião volta para a pensão e conta para Juliana que Juanito é seu filho, ela fica muito feliz. Maria do Socorro e Rosana conversam. Maria do Socorro quer saber se Rosana está sendo bem tratada. Rosana diz que Janete faz de tudo para que ela fique bem. Conversam também sobre o incidente do jantar. Gumercindo vai visitar Francesco na Casa Bancária e conversam sobre a possível compra da casa. Gumercindo diz que precisa saber qual é oferta e precisa também da opinião de Maria do Socorro. Juliana pergunta a Dolores se o genro dela se chama Hernandez. Dolores pede para Amadeo ir embora da pensão. Gumercindo conversa com Maria do Socorro sobre a compra da mansão. Ela fica muito feliz por ele ter pedido a opinião dela. Janete, Maria do Socorro e Rosana conversam. Augusto chega de viagem e paquera Florinda. Augusto conversa com padre Olavo e Angélica sobre a demanda dos italianos e sobre a eleição de Augusto. Paola e Francesco conversam. Francesco conta a Paola sobre o incidente com o macarrão na casa de Janete. Juliana conta a Matheo que Juanito é filho deles.

Sábado, 25
Capítulo 75
Antonio conversa com Hortência no coche e diz a ela que Dolores lhe contou que ela pegou seu filho na Santa Casa, no mesmo lugar onde foi deixado o filho de Juliana. Tiziu fala com Juliana e conta que o nome do marido de Hortência é Hernandez e pergunta se ela se lembra desse nome. Juliana se recorda que o casal que adotou seu filho era espanhol e que o marido se chamava Hernandez. Damião conversa com Juliana e confirma a história de que Juanito é filho dela. Dolores manda Amadeo ir embora da pensão. Leonora comenta com Bartolo que tem vontade de voltar para a fazenda de Gumercindo, para ganhar algum dinheiro para ajudá-lo. Juliana conta a Matheo que Juanito é o filho roubado deles. Matheo fica muito feliz. Eles conversam bastante e conseguem esclarecer toda a história. Matheo pede a Juliana que fique calada pois eles vão conseguir recuperar o filho deles. Marco Antonio e Gumercindo conversam. Marco Antonio conta sobre o caso do pai com Paola e pergunta se Gumercindo já a conhecia. Gumercindo responde que sim e Marco Antonio diz que agora ele sabe por que o pai se separou da mãe para ficar com ela. Marco Antonio diz que está conversando tudo isso com ele pois quer viver com Rosana pelo resto da vida. Dolores chama Amadeo para conversar. Diz a ele que se quiser pode ficar na pensão, agora que sua filha já foi embora. Hortência volta para a pensão, pois seu marido a mandou embora de novo. Juliana e Matheo acordam a noite quando Hortência chega com Juanito. Gumercindo leva Maria do Socorro para ver a casa. Ela adora a casa e acha bom que Gumercindo a compre pois assim, Rosana poderá ver seu filho sempre e ela não terá mais que ficar isolada na fazenda. Juliana vai ver sua filha e Janete a expulsa da casa. Ela vai falar com Francesco e conta que encontrou o seu filho roubado. Francesco promete ajudá-la. Antonio conta a Genaro que Hernandez está saindo com a mulher dele. Hortência e Dolores têm certeza de que Juanito é filho de Juliana, mas Hortência diz que agora ele é filho dela e quem ninguém vai tirá-lo dela. Hortência diz que nunca mais vai voltar para o marido. Marco Antonio vai com Juliana conversar com um advogado para ver se conseguem recuperar o filho dela. O advogado diz que ela terá que dar queixa na polícia e que Janete poderá sofrer consequências

Arquivo word Copiar texto