Variedades

Os Anos 80 Estão de Volta

domingo, às 18h30
Dia 21 de janeiro

Evandro Mesquita fala da Blitz

O episódio aborda a consagração do rock brasileiro nos anos 1980. Antes visto como algo marginal e alternativo, no início da década, uma série de jovens artistas e bandas aparecia com grande sucesso em casas noturnas, como o Circo Voador, no Rio de Janeiro, e estouravam em emissoras de rádio, como a Fluminense FM. A época foi marcada por hits desde “Você Não Soube Me Amar”, da Blitz, a “Menina Veneno”, do cantor Ritchie. As bandas Ultraje a Rigor, Paralamas do Sucesso, Titãs e Kid Abelhasurgiram nesta fase do rock. Evandro Mesquita, Guto Graça Mello, Jamari França, Leo Jaime, Leoni, Liminha, Luiz Antonio Mello, Maria Juçá, Nelson Motta e Ritchie estão entre os convidados da edição.

Evandro Mesquita comenta o sucesso da Blitz“Nessa época, era dificílimo você ter acesso às gravadoras. Conseguimos arrombar essa porta, vender quase um milhão de compactos em uma época de crise.”.

Os hits de Lulu Santos, Legião Urbana e Cazuza também viram assunto de “Os Anos 80 Estão de Volta”. Durante entrevista, Guto Graça Mello conta como convenceu João Araújo – pai de Cazuza e criador da Som Livre – a gravar um disco do filho. O programa ainda mostraLeo Jaime falando sobre o amigo: “Fiquei quase dois anos estimulando o Cazuza a fazer alguma coisa, compor, desde que ouvi a primeira música dele, “Down em Mim”. Era perfeita para uma primeira composição, de um cara que tinha 20 anos quando a escreveu.”.

Arquivo word Copiar texto